terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Fórum é de todos!

O processo de construção e implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) de Rio Branco é e tem sido algo novo em todo o Brasil em matéria de gestão e formulação de políticas públicas para a cultura. Uma de suas grandes marcas, sem dúvida, é a experiência de diálogo e construção coletiva que marcou os três anos em que foi exaustivamente discutido e finalmente aprovado tanto pela sociedade civil, como pela gestão pública e pelas autoridades legislativas competentes. 

O formato dos mecanismos que compõe o SMC - o Cadastro Cultural, o Conselho de Cultura, o Fundo de Cultura e a Lei de Patrimônio - também é inédito, e garante o inter-relacionamento e a auto-representação dos mais diversos segmentos e áreas culturais participantes. 

Dentre esses mecanismos, ganha destaque o trabalho que o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) vem realizando, no sentido de garantir a participação cada vez mais ampla e mais qualificada dos fazedores culturais no planejamento e na gestão da cultura rio-branquense. E a instância que tem tido papel fundamental nesse trabalho são as Câmaras Temáticas: é o espaço onde os fazedores podem se conhecer, se encontrar, trocar idéias, firmar parcerias, organizar ações e projetos conjuntos, informar sobre seus trabalhos mais recentes, além de pensar e formular políticas específicas para seu segmento. 

É nesse contexto que a Câmara Temática de Arte-Educação vem trabalhando desde sua implantação, no ano de 2008. Inicialmente, em seu primeiro ano de funcionamento, partindo da realidade de desconhecimento e dispersão tanto dos arte-educadores atuantes como das ações de arte-educação existentes no município, o objetivo central das reuniões da Câmara era organizar minimamente o segmento. Nesse contexto, foi realizado um trabalho de mobilização e sensibilização no sentido de conscientizar sobre a importância de participar das reuniões. Além disso, a Câmara participou dos trabalhos mais gerais propostos pelo CMPC, como a apresentação de propostas e deliberação acerca do formato dos mecanismos municipais de financiamento, e a elaboração de um diagnóstico contendo as principais demandas do segmento com vistas à organização do Plano Municipal de Cultura de Rio Branco. Foi em meio a este trabalho de análise da situação e levantamento de necessidades para a elaboração do plano que surgiu a proposta de realizar um Fórum Municipal de Arte-Educação. A idéia é reunir gestores públicos, professores, coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal e estadual de ensino e alunos dos cursos de Licenciatura em Arte, além de artistas das mais diversas áreas e segmentos, fomentando as discussões e estimulando a reflexão acerca da arte-educação em nosso país e mais especificamente em Rio Branco.

Profissionais de renome nesse campo, através de estudos e trabalhos de pesquisa, constataram que concretizar o Ensino de Arte nas escolas como área de conhecimento e não apenas como entretenimento tem sido um dos maiores desafios da educação em nosso país. A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, tornou a disciplina de Arte obrigatória nas escolas. Entretanto, o que ainda se constata é uma distância considerável entre o que preconiza a LDB e a realidade do Ensino de Arte na maioria dos estados e municípios brasileiros, não sendo diferente em Rio Branco. 

Portanto, é preciso que essa discussão esteja no nosso dia-a-dia, na nossa prática pedagógica e artística! 

Venha você também para a Câmara Temática de Arte Educação do CMPC!

Venha para o “I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco/AC”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário