quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Início dos trabalhos


Saiba como foi o primeiro dia do I Fórum de Arte-Educação

Já nesta terça-feira, 27, primeiro dia do I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco/AC deixou a sensação de ser um momento histórico para o segmento. Com participação de diversos setores, entre os quais professores, artistas, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e alunos, o encontro serviu para que estas pessoas pudessem trocar conhecimentos, expor críticas, dúvidas, aflições e idéias para melhores o quadro dos arte-educadores na capital acreana.

E como não podia ser diferente, o evento foi aberto com o arranjo diferente para o Hino Acreano feito pelas crianças do grupo Baquemirim, servindo como exemplo do quão importante é o diálogo entre arte e educação. E isso mostra como foi o clima durante os dois dias no Teatro Plácido de Castro, o popular “Teatrão”.

Em seguida, a mesa de abertura do Fórum deu prosseguimento à cerimônia. Mais detalhes sobre essa parte do evento foi pode ler clicando aqui.

Logo depois, a professora doutora Márcia Strazzcappa apresentou a palestra intitulada “O ensino de arte/dança mediante os desafios da contemporaneidade”. Strazzacappa tem palestrado por vários lugares do Brasil, mas fez questão de ressaltar o quanto se afeiçoou por Rio Branco, apesar de ser o lugar do território brasileiro mais distante de sua casa que já foi.

Ao começar com poema de Manuel de Barros, Strazzacappa dava indícios do quanto a arte desempenha papel escolar e na evolução do aluno. Contou sobre sua experiência acadêmica, sendo que fez parte da primeira turma de dança da Universidade de Campinas, UNICAMP. “Antes de vir para cá, troquei vários e-mails com a Marília Bomfim para saber mais sobre a realidade local. Nunca venho com a palestra fechada. Gosto de ter diversos caminhos possíveis depois de sentir o público.”, explica.

Em sua fala mais emblemática, Strazzacappa destacou que o sonho, no que se refere ao exercício do imaginário, é o combustível para as invenções e ações. Neste contexto, a arte é primordial para a elaboração dos sonhos.


Dando continuidade a manhã do primeiro dia de atividades, a professora doutoranda Andréia Favilla, que em razão de problemas com vôo da palestrante Rosa Iadelberg, aceitou gentilmente em adiantar sua palestra nomeada como “Perfis Docentes: a dinâmica do campo do teatro na educação escolarizada de Rio Branco/AC”. Dados e análise a respeito dos números foram apresentados para a platéia. Durante sua fala, Favilla exibiu os desafios e caminhos que relacionados ao teatro no cotidiano educacional de nossos alunos.

À tarde, o Fórum foi marcado por um momento ímpar, onde gestores públicos estaduais e municipais de cultura e educação, além professores e representantes de universidades e a sociedade civil puderam discutir sobre formação inicial e continuada, tanto em universidade quanto e secretarias.

O próprio evento, que surgiu através de discussões na Câmara Temática de Arte-Educação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, serve como amostra da tendência e necessidade em envolver arte no ensino. “O encontro que acontece aqui é um puxação de orelha em nós gestores, afinal de contas, os mecanismos de gestão só serão efetivos se fizerem a diferença na relação entre pessoas, entre professores e alunos. E temos a oportunidade de pensar isso, juntamente com as políticas públicas para o segmento, coisa que ainda não existe.”, analisa Marcos Vinícius Neves, diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil. O Fórum foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário