terça-feira, 28 de setembro de 2010

Começa o I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco

Após alguns problemas técnicos, este blog volta para informar sobre tudo que estáo rolando durante o I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco/AC.

Em sua primeira edição, o Fórum de Arte-Educação de Rio Branco serve como espaço para se debater e trocar experiências. A abertura se deu na terça-feira, dia 28, reuniu professores, artistas, acadêmicos, autoridades e demais interessados acerca do segmento.

As práticas artísticas aliadas à educação estiveram presentes desde o começo do Fórum, com a apresentação do grupo Baque Mirim, composto por crianças e professores de música. O hino acreano foi tocado com a originalidade dos meninos e meninas nos arranjos e foi cantado por toda a platéia.

Participou da mesa de abertura a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bomfim; o secretário municipal de educação, Moacir Fecury; presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen; diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinícius Neves; secretário municipal de saúde, Pascal Khalil; e o presidente do Concultura e Associação de Arte-Educadores do Acre, Dalmir Ferreira.

Marília destacou que este evento surgiu a partir das reuniões na Câmara Temática de Arte-Educação do Conselho Municipal de Políticas Públicas e que objetivo deste encontro é aumentar os conhecimentos sobre a área.

Hoje, o papel dos arte-educadores atingiu um grau de importância reconhecido pelas instituições responsáveis pela educação. Segundo o secretário Moacir Fecury, o Fórum é fundamental para o Plano Decenal de Educação de Rio Branco. “O que for debatido no evento contribuirá neste processo”, afirma.

Os secretários de cultura de Rio Branco e Acre, Marcos Vinícius e Daniel Zen, respectivamente, falaram dos diversos aspectos que ligam cultura e educação. Já Dalmir Ferreira adiantou uma prévia do que abordará em sua palestra, que acontece na quarta-feira, 28, ao propor a criação de espaços para as artes nas escolas e o quanto isso poderia influenciar positivamente na constituição de uma nova sociedade brasileira.

E fechando as falas da mesa, o secretário de saúde Pascal ressaltou o esforço em expandir a atuação da saúde nas escolas, principalmente na prevenção.

3 comentários:

  1. Parabéns pela realização deste Forum de Arte-Educação muito importante para Rio Branco e para o Acre.
    Marce

    ResponderExcluir
  2. Parabens a Camera Tematica, a Fundação Garibaldi Brasil e o apoio da Fundação Elias Mansur.

    MARCELO FRANCISCO ROVERSO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela realização!
    Ju Sampaio
    Revista Digital Art&
    www.revista.art.br

    ResponderExcluir